terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Mudança de ano

Sempre quano nasce um ano a gente espera por um cinema melhor. Mesmo arriscando a sentença de Peter Bogdanovich de que “os melhores filmes já foram feitos”. Este ano aqui em Belém tem a festa do centésimo aniversário do Olympia, a casa que me ajudou a ver cinema. Procura-se um filme para comemorar e se pensa em duas mostras ilustrativas: a de títulos que marcaram a história deste cinema e a dos espectadores, ou seja, de quem não esqueceu o que viu na tela que a gente passa por baixo ao entrar na sala.
Nos comerciais apontam muita demonstração de CGI. Espero “J Edgar”de Clint Eastwood como o primeiro candidato a melhor. E espero que chegue coisas que já vi em DVD como “O Menino da Bicicleta” e “Separação”. Mas não me iludo: esses filmes jamais atingirão nossos cinépolis ou movicons. Pode ser que pairem sobre o programa Movicomarte que vai voltar e já anuncia uma semana logo em janeiro.
Da grande fabrica de filmes o anuncio mais interessante é o de “Cavalo de Guerra”de Steven Spielberg, enfim um filme eqüino que não é de turfe. Do mesmo diretor, tido como o Midas da indústria cinematográfica, deve chegar “As Aventuras de Tim Tim” que ele fez antes de saber que o desenhista Hergé era simpático do nazismo.
E na parte extra devem continuar as sessões de todos os espaços(Libero, Estação, IAP, Sesc e Olympia). Não sei da Casa da Linguagem. Também prosseguirão as especiais, como a Cult.É confortante que se tenha ilhas de bom cinema no mar da mesmice.
E é só. Bom ano para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário