terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Carlitos no circo


“O Circo”(The Circus/1928)fica entre duas obras-primas de Chaplin: “Em Busca do Ouro”(The Golden Rush/1926) e “Luzes da Cidade”(Citylights/1931).  Esta posição afeta se levarmos em conta que se trata de um filme menor, de mais uma aventura de Carlitos do que uma comédia dramática a culminar com aquele plano dele rindo e chorando no final de “Luzes...”
                Mas há uma ligeira semelhança com o que se veria em “Tempos Modernos”(Modern Times/1936) em especial no epilogo. Aqui, na arena abandonada do circo que se vai, Carlitos é o solitário,o vagabundo sem vez ao ficar sem a querida cigana, que se casa com outro, e sem o emprego no picadeiro embora admitido na equipe circense.
                Há momentos antológicos como a pantomina na entrada do circo para despistar os seguidores. E Chaplin associa o seu vagabundo a um palhaço embora a superioridade do tipo leve ao seu destino como membro da família circense.
                “O Circo” apesar de ser menor do que as outras obras clássicas mesmo assim faz rir e comover. Formula do ícone do cinema;
                Boa apresentação com musica ao vivo no nosso Olympia.Hoje, dia 26/12/2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário