quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Papa Francisco por Win Wenders


Eu tinha muita curiosidade em ver o filme que Win Wenders (diretor de “Paris, Texas”) fez sobre o papa Francisco. Nos cinemas brasileiros chegou para as salas do sudeste. O norte sobrou (como de habito).Consegui ver o dvd. E valeu esperar. Wenders acompanhou o papa argentino com imagens desde que ele era bispo em Buenos Aires. Ressaltou as falas em que o religioso franciscano(e sempre se mostra Francisco de Assis, usando imagens de filmes especialmente o de Rosselini) ataca os temas polêmicos como a pedofilia entre clérigos, a homossexualidade, o armamentismo das grandes nações, e especialmente a miséria no mundo, evidenciando comunidades africanas.
O filme segue  Francisco  ( o argentino de 82 anos Jorge Mario Bergoglio) nas viagens que fez por diversos países inclusive o Brasil. E no ataque à fome dos menos favorecidos ele chega, na fala brasileira, a mencionar “agua no feijão”(todo mundo ri com uma formula real). Ganha campo na chegada a outras religiões especialmente quando vai ao Muro da Lamentação chegando ao amago do islamismo.
Francisco é realmente o papa que o século XXI pedia. O filme é muito feliz na amostragem do verdadeiro diplomata que se ampara na fé em Deus. Surpreende vir de um diretor não apegado a esse tipo de “mensagem”. O cinema de Wenders sempre me pareceu frio. Agora foge para uma formula que pode ser a ideal para um mundo melhor. Não é otimismo cinematográfico, é uma aposta no que possa mudar em todos os seres humano.
Vale a pena conhecer o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário