segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mortes Prematuras

Um conto de Edgar Allan Poe arrepia o Pinduca (aquele tipo dos quadrinhos que tinh uma careca brilhante): “The Premature Burial”. Roger Corman filmou com o nome, aqui, de “Obsessão Macabra”. Um sujeito com histórico familiar de catalepsia e que se preparava para sair de um mausoléu quando lhe sepultassem sem averiguação. O filme recente “Enterrado Vivo” tocou nisso. Mas “Além da Vida”(After Life), ora em DVD e com o mesmo nome do novo trabalho de Clint Eastwood, ganha tudo em termos de tesão capilar.
O roteiro da diretora Agnieszka Wojtowicz-Vosloo, premiada pelo curta “Pâté”, trata de uma jovem insatisfeita (com a vida que leva e com o namorado) que depois de um acidente de transito acorda numa mesa de necrotério onde um embalsamador prepara-se para maquilá-la para o funeral. Ela diz que está viva (tanto que fala com ele), mas ele responde que é médium, que se comunica com os mortos. E o namorado, pesaroso, é barrado pelo dono da funerária quando aparece para ver o corpo de sua amada. No fim das contas, a moça é enterrada viva, o cara-metade tenta desenterrá-la, mas ele fica na situação dela. Vitimado por um desastre, e, na mesma sala de preparo de corpos,ouvindo do sinistro embalsamador que “é a sua vez”.
Liam Neeson aterroriza como o papa-defunto. Christina Ricci que já fez filme macabro, mostra experiência. Mas apesar das improbabilidades, a coisa é terrível. Como cinema também. E não interessa no caso. Certas idéias desesperam os filmes-cabeça e ganham o sistema nervoso de quem as consome.
“Além da Vida”é dose que mata elefante. Perto deste filme B, os Freddy Kruger da vida são personagens da fauna Disney.

Um comentário:

  1. Um excelente filme Dr.Veriano
    e parabéns pelo blog!
    espero que me retribua a visita!
    http://jamarketing11.blogspot.com/
    e por favor siga-me também! hehehehe
    Muito Obrigado!


    José Azevedo

    ResponderExcluir