segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ano Velho

“Vespera de Ano Novo”(New Year’s Eve) é mais um filme colado na meia-noite de 31 de dezembro. O veterano diretor Garry Marshall (77) gostou (em $$ é claro) de seu “Idas e Vindas do Amor”(St Valentine’s Day)e bisou a formula. Muitas personagens, interpretadas por estrelas de Hollywood, são focalizadas em esquetes clichês e se acham no fim. Nada nesse achado é supreendente. E no caso atual o que mais o público quer ver é uma bola gigante, bem iluminada e multicolorida, cair sobre a grande platéia do Times Square (NY). Para injetar suspense, a bola está com um fusível queimado, prende na subida, e a encarregada do show, interpretada por Hilary Swank deposita esperança e emprego num velho eletricista que ela própria tinha despedido.
No tempo do star-system o filme seria uma festa. Hoje é o que é: uma feérica banalidade. Tudo o que acontece nas vinhetas que se vê é o que muito já se viu em telas grandes e pequenas. E o final feliz em plano aberto é um voto de “bom ano novo”do cineasta de “Uma Linda Mulher”. Ele chegou a usar detalhes com o numero 2012 na festa de entrada de 2011. Ou gastou dólares da Warner que, enfim, estão se pagando posto que o filme encabeçou a lista da semana nas bilheterias norte-americanas, desbancando o incrível “Amanhecer”.
Abacaxi por abacaxi este réveillon mesmeiro é menos ruim do que vampiros galantes e tantas baboseiras de efeitos digitais acurados. Pelo menos dá para ver que fim levou Michelle Pfeiffer, ainda bonitona (foi uma das deusas das telas nos 70).
Ah sim: Robert de Niro faz cara de moribundo. Convence. Vai ver que viu o filme antes de adoecer.
Por curiosidade lembro de filmes que trataram da entrada de ano: “Tarde Demais Para Esquecer”, “O Último Encontro”, “Em Busca do Ouro”e”O Destino se Repete”. Claro que tem muito mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário