segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Globo de Ouro

O Globo de Ouro é considerado o trailler do Oscar. De sua 69ªedição eu só vi “Meia Noite em Paris” e “Separação” entre os premiados. Votaria, sim, em “Separação”.O filme iraniano analisa o comportamento de uma família presa a preceitos (ou preconceitos)religiosos e quando a bomba explode não se sabe quem acendeu o pavio. De aplaudir de pé.
Não considero o roteiro de “Meia Noite em Paris” um prodígio. É preciso diferenciar roteiro de argumento. O argumento ( a idéia) é muito boa. Mas o roteiro esvazia um pouco o potencial da viagem no tempo de um escritor americano no território francês. É uma narrativa simples de um esboço critico. Nem chega a dizer por que o viajante se depara muito mais com os conterrâneos. E isso já era um gancho de ironia. Mas deixem pra la: no panorama do gênero, atualmente, o jejum de imaginação é crônico. Qualquer espasmo criativo vale aplauso.
Penso que “The Artist” só vai chegar aos nossos cinemas caseiros. Um filme em preto e branco, mudo e com um cachorro de principal interprete é um desafio. E nossos exibidores não estão para desafiar perda de ingressos vendidos. Amarram o burro onde os burros dos donos mandam. E em Belém o curral é mais expressivo. Exemplo é o recente “As Aventuras de Tintim”. Em muitas capitais chegaram cópias em som original com legendas. Aqui só dubladas. No entender dos donos dos cinemas exibidores somos analfabetos.Ele consultam estatísticas que dizem a preferências pelos filmes mutilados no som.
Vi “Tudo Pelo Poder”, um concorrente. Política americana em foco. Muito nacional. Mas bem feito. George Clooney está com pé na bola em globos e certamente Oscar. E espero que aqui chegue “Os Descendentes”, com ele. Já tem cartaz na porta dos Cinépolis. O que não quer dizer muito pois muito se anuncia em vão.
E o absurdo da noite do Globo: “Tintim” ganhar “Rango” em animação. Nãom diferenciaram os processos de filmagem. Tampouco as idéias. “Rango” brincou com o próprio cinema. Um belo desenho que poucos entenderam corretamente.
Agora vamos ao Oscar.

2 comentários:

  1. Ola Dr. Pedro creio que o filme ' O Artista" vai chegar em nossas salas comerciais, pois tem ganhado grande força com as premiações que vem recebendo

    ResponderExcluir