quinta-feira, 2 de agosto de 2012
A lista que caiu com o corpo
Saiu outra lista de melhores filmes de todos os tempos. Agora é da revista inglesa “Sight & Sound” que de vez em quando comete esse tipo de coisa. A lista de agora, de 50 títulos, é uma piada. Só tem um filme de Chaplin(Luzes da Cidade) assim mesmo no 50º posto. E tira “Cidadão Kane”, que era o preferido de outros carnavais para votar “Um Corpo que Cai”,ou melhor, “Vertigo”(o nome brasileiro é um replay do ridículo que fizeram com outro filme de Hitchcock: Sabotage, que virou “O Marido é o Culpado”(1936).
Eu acho graça dessas listas. Melhor foi a turma que editou o livro “1000 Filmes Para Ver Antes de Morrer”. O titulo do livro parece coisa da Hammer Films, empresa inglesa especializada em terror. Mas até que cabia o cinema que eu prezo. Essa listinha do pessoal da “Sight & Sound”é uma coisa que esquece Griffith, o pai do cinema, que esquece o expressionismo alemão, que minimiza o neorealismo italiano, que nem sabe do cinema francês de gente como Marcel Carné e Abel Gance (cadê “Les Enfants du Paradis” e “Napoleon”?), que joga fora o próprio Hitchcock de “A Janela Indiscreta”, “Pacto Sinistro”, “Suspeita” e “A Sombra de uma Duvida”, esnobando a comédia sofisticada americana de Capra, Preston Sturges. Hawks e outros mestres.
Daqui a pouco vai ter careta fazendo sua listinha dos filmes mais chatos da história do cinema. Aí sim, quem fez a lista atual ganha vez...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário