segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Filmes de Fatos Reais


“Caçadores de Obras Primas”(The Monument Men) baseia-se em fatos reais. Civis norte-americanos são guinados a militares na busca de pinturas e esculturas levadas de diversas cidades europeias para a Alemanha nazista. Sabe-se que Hitler desejara ser pintor e ao mostrar um de seus quadros a um professor da escola que desejava cursar ouviu deste a sentença:”-Você pode ser um grande pintor...de parede”. Daí duas formas de ódio: aos artistas consagrados, que desejaria ver confinados ao futuro Museu do Reich, e à arte moderna, que não via significado em “rabiscos”.

O filme baseia-se no livro de Robert Edsen e ganhou roteiro do produtor-diretor e ator George Clooney e de seu parceiro habitual Grant Heslow. Mas o que poderia ser um relato histórico muito interessante ou uma aventura de suspense garantido acabou saindo um relato fragmentado, com os heróis entrando e saindo de palcos dos acontecimentos sem um embasamento que sequer lhes pinte de forma a sensibilizar as plateias com o que fazem, deixando que as pessoas se impacientem com a metragem acima do normal.

É o pior filme de Clooney. E com um tema dos melhores. Valeu foi o elenco,com Matt Dammon, Bill Muray, Jean Dujardin, John Goodman, Bob Balaban e até Cate Blanchett numa ponta que se insere na trama mais para não deixar de fora o elemento feminino.

Deu para eu olhar no relógio em meio a projeção. Sinal de que estava pedindo pelo fim.

Bom é “Clube de Compras Dallas”(Dallas Buyers Club) o filme que candidata o ator Matthew McConaughey ao Oscar(e aposto nele). Bem narrado pelo canadense Jean Marc Vallée trata de um vaqueiro & eletricista com AIDS que decide desobedecer ao prognostico do medico que lhe deu apenas 30 dias de vida. Adquire por trás das autoridades o remédio experimental (o hoje famoso AZT), chega a contrabandear a droga e vende-la aos que pagam por isso, e não deixa de praticar o que lhe possa ter causado a virose: drogas e sexo sem cuidados.

Matthew tem um senhor desempenho. Emagreceu para fazer o papel. Está longa do namorado boa pinta de Jodie Foster em “Contato”. E o filme sensibiliza a todos, começando e terminando com planos dos bastidores de um rodeio, no começo vendo o tipo fazendo sexo e no último acenando montado num touro. Uma pontuação que diz da teimosia do homem pela continuidade da vida. O tema que se ampara numa historia real.

               O filme foi lançado em Belém numa sala distante e em horário noturno. Um mau negócio pois teria mais plateia no centro.Realmente não se entende o critério da exibição em apostar sempre numa hegemonia de mediocridade da plateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário