domingo, 17 de agosto de 2014

Terror em DVD


Saiu em DVD uma coleção de filmes de terror. Não sei quem selecionou os títulos mas se alguns não se enquadram entre os melhores do gênero há coisas extremamente validas como “A Aldeia dos Amaldiçoados”, “Tumulo Vazio”, “A Noite do Demônio”, “Orgia da Morte” e “No Silencio da Noite”.

            “Aldeia...”é ficção-cientifica. Mulheres em fase de procriar ficam gestantes em um dia e uma hora numa pequena cidade inglesa. Há problemas pois algumas amargam viagem do marido e uma delas já havia atingido a menopausa. As crianças nascem no mesmo dia e demonstram um desenvolvimento fora do comum. Em miúdos:são ETs. E pretendem dominar o planeta. Nesse caso lembram os que passaram a substituir os executivos terrestres em “Eles Vivem” de John Carpenter (não está na coleção mas podia entrar). Um professor(George Saders), marido da senhora infértil que tem um dos meninos, resolve acabar com a raça mesmo sacrificando sua vida. A sequencia é muito bem construída. O diretor Wolf Riller não fez coisas mais expressivas limitando-se a continuar seu filme mais festejado.

            “Tumulo Vazio”é de Val Lewton & Bob Wise. O primeiro um produtor corajoso de ótimos filmes B. O segundo, vindo da sala de edição (editou “Cidadão Kane”) seria um dos mais prestigiados cineastas de Hollywood(basta citar “A Noviça Rebelde”). O filme ora em DVD trata dos primórdios da medicina quando os anatomistas precisavam de cadáveres para estudo e por isso pagavam coveiros para arranjar a “mercadoria”. Boris Karloff encabeça o elenco. A cena da estrada, quando numa carroça os condutores veem um corpo cair sobre eles com o sacolejar do carro, impressiona.

            Cavalcanti, o brasileiro que impulsionou a Vera Cruz de S.Paulo, é um dos diretores de “Na Solidão da Noite” uma espécie de “10 Indiozinhos”(Ten Little Indians) de Agatha Christie no patamar do medo.

            “Orgia da Morte” é da série Corman & Poe, com o diretor Roger Corman mostrando como se faz filmes B com jeito de A e usando a beleza plástica a serviço do medo.

            E ainda tem o ultimo Jacques Tourneur , “A Noite do Demônio”, mais uma homenagem ao cineasta de tantos bons fllmes de e fora do gênero do que um de sés melhores titulos.

            O pacote vale. Mais um gol  da Versátil distribuidora de DVD que vem editando esse tipo de coleção.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário