quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

A Culpa da Dinamarca


“Culpa”(Den Skydige) tem roteiro de Gustav Möller e Emil Nygaard com direção de  Gustav Möller. O ator Jakob Cedergren faz o papel de Asger, um operador de emergência na policia dinamarquesa que recebe um chamado de mulher alegando sequestro e ao entrar em contato com a casa dela sabe que a filha de 6 anos está sozinha já que o bebê, seu irmão, não responde a estímulos pois resta esquartejado em seu berço. A ideia inicial é de que o marido da autora do chamado é o sequestrador e assassino do próprio filho. Mas...
                O filme é um modelo de narrativa coesa. A ação não sai do local onde o policial atende aos telefonemas. E mesmo assim provoca um suspense pouco encontrado hoje em dia.
                O cinema dinamarquês demonstra vitalidade neste exemplar. E chega a ser versátil quando busca a comédia em “Draeberne fra Nibe” tal como “Den Skydige”na programação do Telecine Cult (Sky). Vale a pena conhecer tais filmes, uma prova de que, pelo menos em termos de cinema, Shakespeare se enganava ao dizer que “ainda há algo de podre no reino da Dinamarca”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário