segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sidney Lumet

Irrita a subestima de alguns nomes exponenciais do cinema. Quando morre um astro, a mídia propaga. Quando alguém segura um Oscar é status. Sidney Lumet morreu com poucos espaços na imprensa internacional noticiando a sua morte e jamais ganhou uma estatueta dourada de Hollywood. E olhem que ele deixou um lastro de obras meritórias, obras que deram a seus intérpretes os prêmios que fizeram jus.
Foi Lumet quem me fez conhecer melhor Sean Connery, antes limitado a ser o James Bond de Ian Fleming, mandando S. Majestade britânica às favas como o prisioneiro de “A Colina dos Homens Perdidos”(The Hill/1965). Foi dele o duelo de bastidores entre jurados que deviam ou não condenar uma pessoa (“12 Homens e Uma Sentença”/Twelve Angry Men, 1957). Dele uma abordagem lúcida no teatro de “Quando o Espetáculo Termina”(Stage Struck/1958). E Henry Fonda, depois de ser um dos doze homens para uma sentença tentando evitar uma guerra quente na versão dramática de “Fail Safe”(Limite de Segurança) que Kubrick filmaria em ritmo de sátira no seu “Dr. Fantástico”. Dele o “Mágico Inesquecível”, ou de Oz onde se via Michael Jackson adolescente cantando e dançando. A seu cargo a máscara de Rod Steiger em “O Homem do Prego”(The Pawnbroker/1965). De seu mando Al Pacino como policial nada ortodoxo em “Serpico”(1973) e “gay” assaltante em “Um Dia de Cão”(Dog Day Afternoon/1975). E que dizer da “Rede de Intrigas” (Network/1976) que deu um Oscar póstumo a Peter Finch ? E quem lembra o duelo de Michael Caine com Christopher Reeve na versão da peça de Anthony Schaffer( “Armadilha Mortal”) posterior a que botou Laurence Olivier de frente ao mesmo Michael Caine ? E a Agatha Christie cristalina em “Assassinato no Orient Express””(1974) premiando Ingrid Bergman ? Ponha-se mais: “Garbo Fala!”, “Até os Deuses Erram”, “O Grupo”..... até chegar ao prodigioso “Antes que o Diabo Saiba que você Está Morto”, despedida em 2007 já com 82 anos ?
Sidney Lumet fez bom cinema. E muito cinema. Ao todo foram 72 filmes como diretor. Foi candidato ao Oscar por 4 vezes. Deu 33 prêmios a seus atores e técnicos. Escreveu 5 roteiros, produziu 9 filmes e atuou em 4. Uma bagagem notável que ficou para se rever e rever.
Com a morte de Lumet o pessoal que veio da TV nos anos 50 praticamente sumiu. Era formado por John Frankenheimmer, Arthur Penn, Martin Ritt, Sidney Pollack, Hal Ashby, e poucos mais, com menos ainda vivos e ativos.
Mais um gol da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário