segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Violencia


      Dois filmes que focalizam violência: “Criado para Servir”(ou Infancia Roubada) e “Miss Violence”. O primeiro, de origem suíça, trata com esmero artesanal a tortura que chega a um menor adotado por fazendeiros suíços e uma menina na mesma forma. Quem leva a pior é a garota, enfim estuprada pelo filho do dono da casa a ponto de engravidar, abortar e morrer. Com  direção capaz de condenar o que deve ser condenado sem abrir espaço para o melodrama vulgar o filme sensibiliza. Gostei muito. Anotem o diretor,Markus Imbodem e o titulo original, “Ver Dingbud”(dingbud é menor arrastado para o trabalho).

            “Miss Vilolence” é de origem grega e focaliza uma família de classe media que se apavora quando uma menina de 13 anos se atira do pátio de seu apartamento. Fiscais da Assistência Social querem saber da rotina dessa família. Mas só as câmeras mostram um avô pedófilo que comercia o sexo de outros com uma neta (e deve-se pensar que também com  a que se matou). Tratado em linguagem direta, sem condenar atitudes, acaba sendo uma coisa repugnante por mais que espelhe a situação econômica da Grecia atualmente.

            Não é filme chato e até por isso é desatável pois leva o espectador à uma tragédia imunda, sem parentesco com as dos velhos gregos.O diretor chama-se Alexandro Avanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário