terça-feira, 5 de maio de 2015

Fim da Guerra


Em 8 de maio de 1945 eu estava no Mosqueiro com meus pais. Esperava, na vila, a chegada do navio "Almirante Alexandrino" com a prima de minha mãe que muito nos ajudava em casa, Maria dos Anjos Almeida. O costume era a chegada às 18 horas contra a maré. Mas beirava as 19 e nada. Via-se Icoaraci iluminada. Meu pai disse logo: "terminou a guerra". Não tínhamos rádio e não sabíamos da noticia. Quando surgiu o gaiola notava-se o clima de festa. Bandeiras e luminárias, musica alta, povo dançando. Sim, terminara a guerra.
No Mosqueiro havia um posto de soldados brasileiros e norte-americanos. Chamava-se "bateria". Um capitão desse posto, chamado Felipe, ficou amigo de minha família e seus filhos chegaram a passar meses em minha casa. Ele contava que navios alemães podiam passar ao largo da praia do Farol,no Mosqueiro, daí o posto e canhões na praia. Nunca vimos nada parecido mas eu cheguei a posar numa foto sentado sobre um dos canhões.
A guerra chegava até nos pela radio da BBC de Londres. Meu pai escutava todas as noites.
Já se vão 70 anos. Hoje pessoas pensam que o nome da rua, Bateria, prende-se à escola de samba. Desconhecem o passado que palmilhava medo. Eu quero fazer um filme sobre isso.Oxalá faça pois já tenho roteiro pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário