sexta-feira, 17 de junho de 2016

Chanchada Espacial

                Saiu no mercado brasileiro de dvd a comédia “Moonwalker”, na verdade uma chanchada que só é curiosa por advogar a historia de que a missão da Apollo 11 foi “chute” tendo sido filmada em estúdio e pelo cineasta Stanley Kubrick que pouco antes havia feito “2001 Uma Odisséia no Espaço”.
                No roteiro do inglês Dean Craig (de “Morten no funeral”e “Depois dos 30”), uma banda de rock, necessitada de verba para se manter, aceita a tarefa de arranjar um sósia de Kubrick e trabalhar na falsa aventura espacial, naturalmente com ordem do grande diretor que morava na Inglaterra.
                A trama que joga duvida sobre o primeiro voo do homem à lua surgiu pouco depois do fato. Por Kubrick ter mostrado uma lua verossímil no seu clássico do mesmo ano da viagem de Armstrong & colegas, ganhou a primazia de ser mencionado como o “autor” de uma grande farsa. Pergunta-se: e as outras missões Apollo, inclusive aquela que levou um jipe ao nosso satélite natural? E o drama da Apollo l3 que chegou a dar um bom filme de Ron Howard ?

                O diretor de “Moonwalker”, Antoine Bardou-Jacquet só tem credito em um curta metragem anterior. A sua ficha no imdb não dá nem a sua naturalidade. Será que ele próprio é uma fantasia dos Pinóquio de plantão? O filme não chegou aos nossos cinemas e foi feito na França. Tem furos homéricos como um pôster na sala do roqueiro datado de 1976 quando a ação de faz em 1968. Mas a comédia existe na própria mentira. Kubrick deve ter tido conhecimento da farsa e ao que se presume, riu e calou. Chanchada espacial nem melhor foi o nosso “O Homem do Sputnik”(1959) com Oscarito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário