terça-feira, 12 de setembro de 2017

David Lynch

Quem conhece David Lynch de “O Homem Elefante”, “Veludo Azul” e outros filmes que  alcançaram nossas salas comerciais, não sabe, por exemplo, que ele é pintor. Visceralmente pintor. O documentário“David Linch a Vida de um Artista”(David Lynch the Art Live) que está em exibição no Libero Luxardo, é uma rara oportunidade do citado artista se desdobrar, confessar quem foi e quem é. Não chega ao cineasta. Termina quando ele ganha uma bolsa de estudos em acaba aluno de cinema em Hollywood.
O próprio Lynch narra o documentário dirigido por Jon Nguyen e Rick Barnes. É uma confissão de um homem que passa por varias cidades, varias classes sociais, muitas escolas e só muito tempo depois cede à teimosia ditada por um talento e ingressa no cinema.
O filme não é nada agradável ao grande publico. E o final decepciona quem pensa em Lynch como diretor de filmes e series de TV. Por sinal que é o tipo de fecho de “Joaquim” o filme luso-brasileiro sobre Tiradentes. Ali a ultima imagem é de quem vai lutar contra a coroa portuguesa. Em “Lynch...” é quem fez um curta-metragem experimental que aprecia. O tipo do cinema hermético que fala a quem faz. Como a própria pintura do cineasta, não qualificada nas vertentes dessa arte.

Cinema de câmera como já se disse. Nem tanto de tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário