sábado, 9 de setembro de 2017

It-A Coisa

                Escrito por Chase Palmer, Cary Fukunaga e Gary Dauberman, com  direção de  “It”(A Coisa) deriva de uma historia de Stephen King  que já havia chegado ao cinema ; Na superfície pode ser visto como um filme de terror em que crianças moradoras em uma pequena cidade chamada Derry desaparecem numa casa devidamente assombrada onde se esconde um palhaço conhecido como Pennywise  que as mata de medo.Contra esse quadro um grupo de jovens na faixa de 13 ou 14 anos resolve enfrentar o palhaço medonho, compreendendo que “a união faz a força”.
         Felizmente o filme deixa mais subsídios ao espectador exigente. Pode ser visto como uma alegoria em que o palhaço é o que sintetiza um temor que os mais velhos impõem nas crianças para melhor dominá-las. Os contos de fadas cabem nisso. No caso de “It” há detalhes que evidenciam a metáfora como um pai que além de despótico se mostra até passível de seduzir a filha, uma senhora mãe que pastoreia o seu menino e outros personagens que inclusive são alvos de bullying. Lendo assim, o palhaço é o próprio medo. E a garotada vai percebendo, quando unida, que o único meio de escapar desse monstro é se unir na luta contra ele.
         Há mais: um menino persegue seu barquinho de papel feito pelo irmão mais velho  nas aguas servidas que correm pelas valas das ruas. Quando o barquinho cai no esgoto ele tenta tirá-lo com a mão mesmo sabendo do perigo que isso enquadra- mas pior medo é a repreensão fraterna. Na busca pelo esgoto depara com o palhaço. E cai no buraco cheio de agua poluída.
         O amago do terror está não só nas caras feias mas no asco provocado pela podridão ambiente. Diga-se o medo é imundo.
         Vendo assim –e há motivo para se ver assim, “A Coisa” é o melhor de King no cinema desde “O Iluminado” de Kubrick(que por sinal o escritor não gostou e achou de fazer uma versão muito ruim).

         Um filme insinuante. E bem dirigido, com um grupo de atores novatos que promete, em especial Jack Grazer(Eddie) e a muito bonita Sophia Lillis(Bev). Vale as duas horas que v. passa no cinema aturando comerciais e trailers que em sua maioria nunca serão exibidos em  nossas salas de shopping; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário