sábado, 13 de outubro de 2018

Fantasia e Realidade


Saiu em blu-ray “Fantasia”, o filme de Walt Disney (produtor) feito em 1940. No estojo que está nas lojas também se encontra “Fantasia 2000”, produção de 1999 que dá vez à musica popular (no filme anterior a prioridade são os clássicos).
Lembrei a propósito da revisão de “Fantasia” o que me contou o amigo Waldemar Henrique que frequentava com assiduidade o meu Cine Bandeirante (garagem de casa, na então Av. S. Jeronimo, hoje Gov José Malcher). Waldemar dizia ter conhecido o maestro Leopoldo Stokovsky, quem afinal rege os números musicais da produção, e lembrava de uma feita em que uma jovem da orquestra estava com um decote largo e o maestro dizia: “-Cuidado que eu estou ficando excitado”.
Waldemar também conheceu George Gershwin e se espantava quando via o nome do compositor na ficha de “Sinfonia de Paris”(Na American in Paris) que eu exibia em copia 16mm no mesmo Bandeirante (“-Ah o Gershwin!...”).
No mundo do vídeo, que hoje satisfaz minha fome de cinema, gostei muito de “A Monster Call” no Brasil chamado de “7 Minutos Depois da Meia Noite”. Dirigido pelo espanhol J. A. Bayona. Trata de um menino que conversa com um monstro, ouvindo deste 3 historias em troca de uma que ele, menino, contaria. E na família do garoto pesa a doença da mãe, o pouco contato com o pai, a avó megera e uma governanta nada simpática (papel anômalo de Sigourney Weaver). Uma narração primorosa sem pesar nos costumeiros meandros de filmes sobre psicologia, ganhando ponto na interpretação de Lewis McDougall escocês que na época tinha 12 anos). Passou no canal Max da Sky.
No cinema comercial gostei de “Buscando”(Serching) onde a trama se coloca no computador de uma jovem a quem o pai desconhece embora more junto. Quando ela some, a procura por seu paradeiro é feita por este senhor e uma agente policial mãe de um adolescente problemático. O diretor Aneesh Chaganty não foge da tela do laptop .E  deixa um ritmo ágil, com suspense pouco visto. Tudo funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário