terça-feira, 23 de outubro de 2018

O Primeiro Homem na Lua


                “O Primeiro Homem”(First Man on the Moon) impulsionou a carreira do diretor Damien Chazelle, conhecido por “La la Land”, e ainda o ator daquele filme, o hoje muito solicitado Ryan Gosling . Curioso é que o novo trabalho, com roteiro baseado na biografia do astronauta Neil Armstrong, quem chegou à lua na Apollo 11 em 1969, foi produzido por Steven Spielberg que, desta vez, preferiu ficar apenas na executiva do projeto. Mais curioso ainda é que o filme já está na linha dos possíveis candidatos ao próximo Oscar assim como o ator e a atriz Claire Foy que, mesmo em papel pequeno, mostra uma sinceridade capaz de estimular aplausos (basta a sequencia em que ela encontra o marido no quarto de quarentena depois da viagem histórica e os dois se comunicam através do vidro da janela ).
                O que se vê pouco foge de uma linha documental, acompanhando Neil nos voos de treinamento em especial do Projeto Gemini (inicio dos anos sessenta). Imagens tremulas, sugerindo interiores das espaçonaves e o que sentia o piloto. Escapando disso, e pretendendo mergulhar na pisque do astronauta, a vida em família, em especial a perda da filha de pouco menos de dois anos, trauma que ele guardou para sempre. As sequencias em terra, especialmente em casa, revelam o homem  ligado a seu trabalho, ele que não era um militar a serviço da NASA, mas reconhecido pela competência e resistência física.
                Há um momento em que o projeto Apollo é criticado por muitos que veem desperdício de verbas que seriam destinadas a planos sociais. Por sinal que a viagem à lua foi  coroação de uma disputa na guerra fria entre EUA e URSS. Hoje não se faria isso e a projetada viagem a Marte depende de projetos internacionais (como da Rússia, China e EUA).Ha mesmo um fragmento de cinejornal que mostra o então presidente John Kennedy prometendo a “conquista da lua”na década proposta(60). Como ele foi assassinado em 1963 a meta milionária prossegui no governo Johnson.E apesar de existir quem duvide do que aconteceu na verdade outras missões sucederam, isto sem contar no drama da Apollo 13 que não conseguiu alunissar e voltou para a Terra em perigo(há um bom filme de Ron Howard sobre o assunto).
                “O Primeiro Homem” não deixa de enaltecer o país produtor(do tema e do filme), mas é bem realizado, traz bons desempenhos e pode mesmo estar no futuro Oscar. É longo (mais de 2 horas ) mas não cansa. Ponto a favor. Agora um detalhe: aquela frase “um pequeno passo para um homem e um grande passo para a humanidade”me parecer com aquela “se é para o  bem do povo e a felicidade geral da nação diga ao povo que fico”(Pedro I). Decoreba promocional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário