terça-feira, 17 de setembro de 2019

Anna ou Kikita


“Anna, O Perigo tem Nome”(Anne) é mais um filme de heroína por Luc Besson, cineasta francês de 60 anos de grande popularidade internacional a ponto de gastar milhões de dólares em uma produção ambientada em vários países contando a historia da agente Anna  Parillaud (interpretada por Sasha Luss) que trabalha para a KGB (União Soviética, morando em Moscou) e para a CIA numa simultaneidade que implica em muita (e bote muita)violência.
O filme esteve nos cinemas comerciais de Belém por cerca de 3 semanas. Parece-me que seria ainda mais comercial se o roteiro(do próprio Bresson) não jogasse a trama no tempo indo e vindo com os anos no correr da narrativa.
O objetivo é puramente visual, é ação por ação. Vi na mesma semana outro filme bem mais substancioso do mesmo cineasta:”Além da Liberdade”(The Lady/2011) historia de Aung San Suu Kyi lutadora pela volta da democracia em Burma, sofrendo a ausência do marido inglês,um diplomata vencido pelo câncer.         Prova de que Bresson sabe fazer bom cinema (e já havia provado em “O Profisiional” e “Quinto Elemento”,
                Em “Anna” Bresson volta a “Nikita” seu flme de 1990 também sobre Anna Parillaud. Não é só replay é imaginação diluída e consciência de que o espetáculo faustoso e movimentado ( no caso pela violência) é o que seduz plateia (e o pior é que é verdade).
                Filmes diferentes vindos da mesma fonte. Mesmo assim ganhei vendo-os em casa. Já não tenho paciência de ir a cinema assistir a mesmices.

Um comentário:

  1. Olá Veriano, me chamo Rafael, sou de Belém, seus livros ainda estão a venda? Gostaria muito de adquiri-los, mas não encontro

    ResponderExcluir