terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Os Melhores Filmes de 2019


Cinema ao alcance de todos
                Quando a critica local se preparava para escolher os melhores filmes do ano o colega Edwaldo Martins dizia logo que só valia contar o que fora exibido nas salas comerciais. Na época já havia cineclube e sessões especiais em espaços diferentes. Hoje seria impossível fazer isso. As salas comerciais, todas em shopping, se aprimoraram no que se chamava “filme comercial” e a programação visa unicamente faturar para pagar espaço e gerar lucro. Reflete-se a tese de que o grande publico vai a cinema “se divertir” e “filme de arte”é programa complicado que muitas vezes não entende.
                Belém tem agora, neste final de 2019, apenas 3 salas especiais dedicadas a filmes de agrado critico: Libero Luxardo(Centur), Olympia e Estação (este em fase reticente).Outro espaços, como Casa das Artes ,exibem programas especiais escolhidos pelos críticos.
                Contando o que se viu nos diversos espaços anotei com dificuldade 8 filmes projetados em cinemas comerciais e 4 em especiais (um em processo “streamer” ou seja, em TV).    
                Felizmente o melhor foi também o mais visto nas salas de shopping: “Coringa”. E um titulo de minha lista é antigo (2008) e só agora chegado à Belém e assim mesmo num espaço especial :“Seraphine” no Olympia,(hoje de ingresso gratuito).
                Conta-se um filme lançado pela própria produtora em TV: “O Irlandês” (Netflix).
                Minha relação de 10 titulos foi árdua. Não escolheria tanto noutros anos. Até porque vou pouco a cinema. Vejo filmes em casa (TV) gravados em “download”. O conforto traduz como a diferença de programações hoje é especificada. E além disso como ficou pouco confortável ir a cinema. Não só pela maioria das copias dubladas como das salas com poltronas numeradas, excesso de frio (ar condicionado exasperado).projeção nem sempre em foco(não seu usa mais película, os filmes chegam pela internet para projetores difitais) e horários rígidos sem a faculdade de se ver o final e depois o inicio de um filme como se fazia antigamente em salas de rua.
                Seria impossível hoje escolher 10 titulos vistos em espaços públicos em meio a uma programação dedicadas aos jovens(que pagam ingresso) como as aventuras de super-heróis especialmente das produtoras MARVEL(Disney) e DC(Warner).
                O que eu consegui (sem ordem hierárquica):
CORINGA
PARASITA
SERAPHINE
BORDER
BACURAU
NÓS

Nenhum comentário:

Postar um comentário