sábado, 12 de dezembro de 2020

Kaye e Capra

 

No bojo da pandemia estou revendo filmes. Com muito prazer revi “O Inspetor Geral” de H.Koster com Danny Kaye. É o atestado da capacidade cômica de Kaye. É hilariante vê-lo e, diversas situações que o fazem passar por uma autoridade que chega à uma cidade do tempo de Napoleão confundido com o inspetor que pode flagrar os corruptos do governo. Tenho em minha videoteca quase todas as comédias de Kaye mas infelizmente duas que eu gosto muito não tocaram mais, uma delas “Um Rapaz do Outro Mundo”(Wonder Boy) que ele fez para o produtor Samuel Goldwyn(aqui distribuídos pela RKO). Kaye morreu cedo. Curioso é que a mulher dele, Sylvia Fine, compositora das musicas que ele cantava e dançava, morreu logo depois.

                Revi também os primeiros filmes de Frank Capra.Ele ainda assinava Frank R. Capra.o R de Rosario um sobrenome de batismo. Frank(Francesco)  era italiano e migrou com mãe e irmãos para os EUA seguindo um irmão mais velhos. Sem recursos chegou a ser jornaleiro. Mas conseguiu se formar em química a entrou para o cinema com a proeza de conquistar a simpatia do chefe da Columbia, empresa pequena que fazia muitos seriados e faroeste. Seu “Dirigivel”(Wings/1932) usou orçamento maior e Cohn, o dono da empresa fez a aposta :ou faturava ou era despedido. Faturou e começou tipo de filme que a Columbia não fazia.

                Os dois primeiros longos Capra fez com o comediante Harry Langdon, um dos artistas contratados pelo produtor Mack Senett, formando um grupo de atores que fez a comédia muda ( visual por excelência).Depois conseguiu emprego em estúdio e passou aos longas sonoros quando dirigiu dois filmes sobre a aviação, o citado “Dirigivel” e “Asas do Coração”(Flight).

                Em 1932, já no cinema sonoro, Capra deu a mão (e o coração certamente) a Barbara Stanwick, jovem atriz que não andava bem com o marido. Fez com ela dois dramalhões: “Mulher Miraculosa”( Miracle Woman  ) e “Mulher Proibida”(Forbidden Woman). Outros sucessos comerciais da Columbia. Graças a eles  fez “Aconteceu Naquela Noite”(It Happened One Night) com o disputado galã da época Clark Gable e Claudette Colbert. O filme ganhou Oscars. O primeiro de Capra. Daí partiu para clássicos indeléveis como “Loucura Americana (American Medness), “O Galante mr Deeds(Mr Deeds goes to Town),”Do Mundo Nada se Leva( Aesenic end old lace/Oscar de seu ano )  “A Mulher Faz o Homem”(Mr Smth Goes to Town),até chegar a documentários sobre a Segunda Guerra ao antológico “A Felicidade Não se Compra(It’s a Wonderful Life).

                Capra  chegou a mais de 90 anos e deixou marca no  cinema universal. Seus filmes chegaram ao DVD e acho que so perdi, dos longas, “O Pinto Calçudo”(   que fez com Harry Langdon.

                Cheguei a corresponder-me com ele a proposito de “A Felicidade...” e fui convidado a ver a entrega dos Oscar(não fui). É sempre bom rever seus filmes. Faço agora por conta da prisão domiciliar ofertada pelo vírus que da China se propagou mundo afora produzindo cemitérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário