terça-feira, 29 de dezembro de 2020

"Soul"

 

Com o titulo em português “Neste Mundo e no Outro” para “A Matter pf Life and Death”belo filme de Michael Powell e Emeric Pressburger a animação “Soul”(Alma) de Peter Docktor(diretor de “Up”) trata de almas livres dos corpos que não querem entrar no cé pois acham que têm muito ainda a fazer na vida. Uma dessas almas é de um instrumentista de jazz que está com data marcada para estrear num banda mas acaba caindo num bueiro e dado como morto. No além ele se torna amigo de outra alma que está presa a compromisso terreno. Os dois(ou as duas) resolvem sair da fila de entrada no além e mergulham na vida física. Mas na descida trocam os corpos. O saxofonista resta num gato e o amigo no corpo do musico. É difícil trocar as almas mas enquanto isso observa-se como essas criaturas aparecem adiante de outros.

Um enredo digno de quem fez a quela historia do velhinho que busca a juventude. Mais um desenho criativo da PIXAR e além das imagens bem dosadas, com  primeiro herói negro, brinca com o que resta depois da morte, começando com as filas de almas que a gente lembra como acontece agora na pandemia quando tantos “desencarnam”.

O valor da vida, a musica como vitamina da alma, tudo e o mais fica neste animação  em que o traço e a cor  associam-se às lendas e deixam o saldo de como e quando se deve valorizar a existência.

Uma animação que se associa ao que muito tem saído da produtora PIXAR (distribuição da Disney)); procurem ver .

Nenhum comentário:

Postar um comentário