quinta-feira, 25 de março de 2010

A Velha Dama Digna

Festejam-se os 80 anos de Jean Luc Godard e nem se fala nos 90 de Michèle Morgan. A grande dama do cinema francês completou esta avançada idade em fevereiro. Seu último filme para cinema foi “Estamos Todos Bem”(Stanno Tutti Bene) de Giuseppe Tornatore refilmado agora com Robert de Niro no papel que foi de Marcello Mastroianni.
] La Morgan encantou em “Fabiola”, em “Amar-te é o Meu Destino”, em “O Ídolo Caído” e, principalmente, em “Sinfonia Pastoral”. Era a beleza serena da mulher que não precisava mostrar pendores físicos para atrair os parceiros. Uma atriz de classe, a “classuda” de uma linha que em Hollywood pontuava uma Bette Davis, uma Barbara Stanwyck, ou mais atrás no tempo uma Janet Gaynor.
Hoje seria difícil fazer uma retrospectiva de Michèle com o que se tem em DVD na praça. Seria preciso ajuda da Embaixada da França. Mas certamente valeria a pena. A nova geração precisa conhecer essa gente que fez a “vielle-garde” depois injustamente desprezada pelos garotos que quiseram mudar o mundo (como o hoje oitentão Godard).

Um comentário:

  1. E viva o saudosismo! (num sentido bom da palavra).
    A Nouvelle Vague, capitaneada por Godard e outros cineastas de peso, foi brilhante em sua iconoclastia. Mas, de fato, não podemos nos esquivar da celebração daquilo de excelente que tínhamos antes, mormente quando se trata de alguém que contracenou com ninguém menos que Marcello Mastroianni em um filme do sensacional Tornatore. A vielle garde de Michèle Morgan também merece seus aplausos. Muito oportuna sua postagem, Pedro.

    ResponderExcluir