sexta-feira, 26 de março de 2010

O Gigante Uruguaio e o Maluco Norte-Americano

Dois DVDs de filmes novos que pularam por cima dos cinemas locais: “Gigante” e “O Desinformante”. O primeiro é uruguaio e marca a estréia do diretor Adrián Biniez. O segundo é do conhecido Steven Soderbergh (“Che”).No caso do uruguaio a linha cabe na fonte neo-realista. Jará (Horacio Cananculle), funcionário de supermercado, encarregado de olhar os diversos departamentos através das câmeras instaladas, apaixona-se pela faxineira Julia (Leonor Svarcas). Tímido, ele observa o comportamento da jovem e sente-se enciumado quando aparece um homem que pretendia namorar ela, conhecendo-a pela Internet. O amor de Jará vira obsessão e ele acaba se tornando violento e despedido dom emprego quando sabe que a moça foi também despedida. Chega, finalmente, o encontro dos dois, focado numa praia deserta em um plano conjunto muito bonito.
“O Desinformante”(The Informant!) baseia-se no caso verdadeiro de Mark Wallace (interpretado por Matt Dammon), funcionário graduado de um grande firma especializada em manufatura de alimentos que na ânsia de promoção passa a gravar conversas que provam a venda de aditivos alimentares para outras corporações. Além disso, Mark conta uma história diferente de sua vida, passando por um ex-orfão adotado por um milionário e vencedor nos negócios por sua inteligência. As gravações e mentiras do rapaz geram grandes somas e ele acaba preso, embora saliente que é um bipolar, ou seja, que é doente mental e deve ser tratado como um paciente e não como um espertalhão.
O roteiro de Scott Z. Burns é um pouco confuso e a direção de Sodebergh não se mostra muito animada com o material que tem em mãos. O resultado podia ser melhor, mas Matt Dammon emprega a sinceridade exigida na construção da personagem Por ele o filme ganha o interesse de quem vê.
Curioso é que a história de Mark Wallace lembra a daquele superdotado que embrulhou muita gente e acabou trabalhando para associações financeiras. O tipo que Leonardo Di Caprio encarnou no filme de Steven Spielberg “Prenda-me se For Capaz”.
Os dois filmes chegaram à Belém em DVD. No sudeste alcançaram algumas salas. As nossas se satisfazem com os blockbusters de muitas cópias lançadas em território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário