segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cinegrafista Pioneiro

Rubens Onetti, falecido semana passada, apareceu na TV Marajoara filmando em 16mm. Surgiu quando Fernando Melo atendia aos amadores como eu e se associava a profissionais como o seu amigo Libero Luxardo que lhe emprestou a casa para ali fazer uma oficina (onde consertava projetores e revelava películas). Foi nessa época que eu conheci o Onetti. Época em que eu ia pegar filme na TV com o Roberto Jares e o Sobral para passar no meu Cine Bandeirante (mais as chanchadas da Atlântida).
Onetti filmava para a a TV e aceitava encomendas de festas familiares, nos passos do que fez antes o Milton Mendonça e o próprio Libero. Mais tarde ele foi para o jornal “A Província do Pará”. Eu mantinha a coluna de cinema onde fiquei de 1966 a 2001. Creio que só o fim do jornal afastou a gente. Onetti foi para “O Liberal” e eu fiquei zanzando, hoje com este blog e com “A Voz de Nazaré”.
As noticias sobre o falecimento do “cinegrafista”(dizia-se assim de quem fazia documentário, hoje tudo é cineasta-felizmente) não mencionaram a passagem dele pelo cinema. Mas foi importante. Ele chegou a fazer filmes sobre certos temas, que eu não cheguei a ver, mas soube da existência em uma conversa que tivemos no Mosqueiro.
Com RO fechou-se mais um capitulo da história da cinematografia local. Creio que a turma que filmava em 16mm ou 8mm (os profissionais enveredavam pelo 35mm) já está inteirinha no passado. E seus trabalhos? Os filmes do Milton foram em parte salvos por seus familiares e hoje estão no MIS. Os de Luxardo, a maioria se perdeu. Do pessoal do Super 8 creio que as relíquias ou estão com descendentes ou se deterioraram. Lembro que nos anos 70 a Luzia, na Embrafilme, fez um festival de cinema amador aqui em Belém. Cobria a região amazônica. A gente não pensava em preservação. Uma pena, pois tudo o que se viu representava peças da história corrente.
Transmito meus sentimentos aos familiares e mais amigos de Rubens Onetti. E naturalmente a quem fez ou viu cinema regional nos anos 60/70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário