terça-feira, 4 de março de 2014

Oscar 2014


O Oscar 2014 deu certo. Perdi minha previsão apenas no item de atriz coadjuvante. Mas aplaudi a garota de “12 Anos de Escravidão”, a mexicana (sim, nasceu no Mexico),Lupita Nyongo. Comoveu como a mãe escrava que é separada dos dois filhos quando comprada por um fazendeiro.

O ator não poderia deixar de ser Matthew McConaughey, nem a atriz Cate Blanchett. E a parte técnica caberia mesmo na “Gravidade” de Alfonso Cuarón, afinal o primeiro latino-americano a ganhar Oscar.

Cate Blanchett falou pouco de Woody Allen. Mencionou apenas o roteiro de “Blue Jasmine” Teria sido medo de tocar no cineasta que está sendo execrado pelos puristas americanos por causa das declarações da filha de Mia Farrow, um caso de pedofilia relatado mais de vinte anos depois de consumado ? Cate, posteriormente, dando uma entrevista para a TV, largou palavrão. Mas não endereçou a “porra” soltada aos detratores de Allen.

Revi, na noite posterior à festa dos Oscar o filme vencedor. Realmente bom, mas nada de excepcional. E não precisava Brad Pitt aparecer para segurar seu único Oscar até agora (e assim mesmo como produtor).

Lembrar Eduardo Coutinho foi sensacional. Aliás, a sequencia de lembranças é uma das boas invenções do programa. Pouco se falou da morte de Julie Harris por exemplo. E ela era uma grande atriz, a lembrar “Vidas Amargas”(e por sinal Elia Kazan gostava de dirigi-la).

Bem, a apresentação é que me deu saudades de Bob Hope.Dar pizza aos presentes é metáfora de gozação (não se diz que coisas fadadas ao fracasso acabam em pizza ?). Enfim, a atriz que fez a vez de mestra de cerimônias só teve uma vantagem:acelerou as apresentações. Tudo acabou às 2 da matina. Num ano aí chegou às 3.

2 comentários:

  1. Oi Pedro Veriano, como sabes, somos parceiros de inúmeras coisas na vida. Entrei no teu blog e neste texto para questionar o teu comentário quanto a performance da apresentadora do Oscar, Ellen Degeneres, para mim, uma das mais criativas até hoje dessa festa que tem dezenas de anos. A circulação dela entre o público, estrelas do mundo do cinema americano e seus familiares, além de convidados, deu chance a desmontar o espetáculo artificial solo dos apresentadores de anos anteriores que ficam no palco fazendo piadinhas, as vezes até discriminadoras, ao público presente. Degeneres pelo contrário, incluiu a todo o pessoal do cinema na grande festa da industria, eles que "fazem as imagens transformarem-se em dólares". Gostei disso e, também da distribuição de pizza aos que quizeram comemorar. Se foi uma insinuação à premiação, então porque pizza que não é um prato típico do país. Poderia ser os célebres sanduiches McDonalds. O tom hilário está nisso mesmo. A formalidade se quebrou. Viva a informalidade hehehehehehehe.

    ResponderExcluir
  2. Interatividade pode ser uma forma de ganhar tempo. Mas tudo bem: Afinal, a foto de Degeneres foi a mais divulgada nas redes, mais do que a "oficial" da Academia. Palmas para ela.

    ResponderExcluir