segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Além da Imaginação


               A nova coleção de DVDs da série “Além da Imaginação”(Twilight Zone/1961) remete a que se leia sobre o autor deste programa: Rod Serling. Multicondecorado por sua atuação na 2ª.Guerra Mundial, escreveu  para a TV e cinema. É dele uma frase lapidar: “If you need drugs to be a good writer, you're not a good writer”(Se você precisa de drogas para ser um bom escritor,você não é um bom escritor).

               Eu acompanhei a série de Serling na pioneira TV Marajoara. Doido por ficção-cientifica achava nos episódios mais do que historias imaginosas. Muitas, é de  se notar, resvalavam na “moral” que o autor colocava como os fabulistas do tempo de Esopo. Mas ele dava um jeito de proceder as falas. No pacote que agora pode ser adquirido (a 3ª temporada), há perolas como  a do velhinho no asilo que descobre a juventude na concepção cerebral e passa, ao brincar de chutar latas vazias, a se transformar em garotinho assim como seus colegas de internato. E desmitificações como o ator que fazia mocinho de faroeste e se vê num plano real onde se evidenciava a sua prepotência de interprete medíocre.

               Serling morreu aos 50 anos quando enfartou cortando a grama de seu jardim. Há precisamente 40 anos. Ganhou muitas homenagens post-mortem. No cinema escreveu roteiros excelentes como o de “Réquiem por um Lutador” e “Historia de um Egoísta”.

               Quem não conhece “Além da Imaginação” vai conhecer vendo o que se está reapresentando em copias remasterizadas, também o autor, que apresenta os episódios. Mais: quando Steven Spielberg, John Landis, George Miller e Joe Dante levaram o tema para a tela grande (filme “No Limite da Realidade”19830) o nome da professora primária de Rod, Helen Foley,foi usado como homenagem.

               A coleção ora nas lojas tem 5 discos com 8 episódios em cada disco. Senhor presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário