quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Cinema Espanhol


               A mostra de filmes espanhóis programada para Belém neste setembro de 2015 tem pelo menos um titulo que me pareceu excelente: “Viver é fácil com os olhos fechados “de David Trueba.

               É uma road-movie, com um professor de inglês dirigindo seu carro de Madrid a Alméria para ver o beatle John Lennon que está filmando ali “Como Ganhei a Guerra”(How I Win the War/1967) de Richard Lester. No caminho encontra uma jovem gravida de 3 meses qe anda sem rumo e um rapaz que fugiu de casa (o pai é um policial) porque seu genitor queria que ele cortasse o cabelo (e na época cabelo grande era marca registrada de uma juventude).

               Os 3 tipos carregam seus problemas mas o professor, interpretado por Javier Camara (de “Fale com Ela”um dos melhores filmes de Almodóvar) , expande alegria, e com extrema bondade compreende seus jovens caronas.

               Hoje são poucos os filmes que realçam ideais e perseguem bons momentos. O fato de colocar Lennon como a chave de um ideal, simbolizando o amor à vida, é salutar e o ator deixa a necessária impressão de que as coisas, por mais dramáticas que pareçam, podem melhorar.

               David Trueba é o irmão mais novo de Fernando Trueba, veterano que fez, entre os títulos que chegaram aqui,”Toque de Mestre” e “A Dançarina e o Ladrão”.

               Para mim é o melhor titulo da mostra hispana, sem tirar valor de “Stokolm” e o experimental “Pessoas e Lugares”.

Um comentário:

  1. Gostaria muito de ir assistir o "Viver é fácil com os olhos fechados", interessantíssimo e premiadíssimo road-movie espanhol. Infelizmente, para mim, o horário inviabiliza, já que estou a trabalhar. Boa sessão a todos.

    ResponderExcluir