terça-feira, 15 de setembro de 2015

A Segunda Mãe


               Empregada domestica que dorme no emprego é hoje bicho raro. A maioria vai e volta.E muitas vezes os patrões não atinam para o fato de quanto é sacrificado essa viagem diária. No cinema, as domesticas já estiveram em filmes mais que interessantes como “O Romance da Empregada” e “Domésticas”. Agora surge este “Que Horas Ela Volta?” onde se exibe uma forma da luta de classes, a empregada que se aloja na casa da patroa, cuida do filho dela como se fosse seu, e se espanta quando a filha que mora longe chega para fazer vestibular. O cenário é o Murumbi(S.Paulo). A domestica mora num quartinho. Tem que alojar a filha ali, agradecendo o favor dos patrões (digo mais patroa porque o homem da casa é um idoso semiaposentado que não pesa na balança). O problema é que a jovem não se afina na vida que leva a mãe. E abre-se espaço para o drama da classe que se vê por baixa.

               A cineasta Anna Maylaert não faz demagogia, não solta foguetes à esquerda, não endeusa os ricos. Faz cinema. Usa sempre câmera fixa, dosa os enquadramentos para deixar num plano o que quer dizer, tira o melhor de seus atores. Regina Casé, por exemplo, nem deixa lembrança dos papéis de comediante “grossa” doutras vezes. Numa hora em que se mete na piscina vazia dos patrões, e vazia porque a filha ousou tomar banho antes nesse espaço, baila a liberdade, enaltece o ser humano que é. Beleza de sequencia e gol da atriz.

               O filme milagrosamente chegou à Belém. Mas como todo milagre numa estação pecaminosa por filmes ruins em série, dura pouco em cartaz e passa em sala pequena e com apenas dois horários por dia. De qualquer forma passa. Muita coisa que promete não nos chega.O novo Woody Allen , por exemplo(“O Homem Irracional”) restringe-se a cinemas do sudeste e mesmo do nordeste. Aqui é a horta de abacaxi. E o pior é que há quem coma, a começar pelos que desejam ver os filmes estrangeiros dublados.

               Eu pouco vou a cinema atualmente. Mato minha cinemania vendo dvd 3 x ao dia. Mas não deixo passar as exceções. “Que Horas ela Volta?” que nos EUA e Europa chama-se “Segunda Mãe”, é uma delas.

Um comentário:

  1. Pedro,

    Assisti ao filme hoje. Belíssimo retrato de um país que ainda tem os pobres "pais" subalternos aos patrões, porém com "filhos" cheio de esperança.

    Destaca-se também a direção. É fascinante como ela nos apresenta a casa e o lugar do empregado ao manter a câmera quase sempre na cozinha enquanto os patrões comem.

    É a máxima de que a câmera (as imagens em movimento) nos indica o local de cada um.

    Belo filme!

    ResponderExcluir