segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Florence

Meryl Streep pode ganhar mais um Oscar por sua Florence Foster no filme de Stephen Frears que andou correndo pelas telas de um cine-shopping local. Florence foi uma viúva rica, dama invejada do high society americano dos anos 30/40 quando, já em idade avançada e sofrendo a sífilis adquirida do primeiro marido , resolveu cantar. Nesse tempo já está casada com St Clair Bayfield, exemplo de “bicão”, aturando a ricaça com o “cuidado” de ganhar dinheiro  isentando o sexo(afinal é uma sifilítica na época em que a doença era famosa por ser extremamente contagiosa e fatal). Ele  compra o prestigio da mulher, que chega a cantar no Carnegie Hall poupando  no que pode as vaias da plateia.
O filme se ampara nos atores. Podem-se achar senões de época (como carros que só surgiriam no final da década) e de continuidade (as lagrimas de Florence enxugando no contraponto com o close de St Clair ao seu lado), mas só cabem para sherloques de técnica. Eles somem para um publico absorto na sinceridade exposta como drama real( e nos créditos finais há até mesmo imagens da verdadeira Florence).
Mas eu disse que “Florence”, aqui de subtítulo “Quem É Esta Mulher?”, é filme de atores. Hugh Grant nunca esteve tão bem e pode arriscar seu primeiro troféu acadêmico. Idem Simon Helberg como o pianista Cosmé McMoon . Ele já tem um premio de TV, mas o tipo que faz sob a direção do veterano Frears impressiona. Aliás, a trinca está na minha lista de melhores do ano em suas categorias. Impressionam e conseguem humor e tragédia numa dosagem privilegiada.
Frears havia dirigido Helen Miller em “A Rainha”dando-lhe o Oscar do ano. Comparando, Meryl Streep está num ponto semelhante  e talvez mais difícil. De bater palmas!

Ah sim: houve o filme “Marguerite” de Xavier Giannoli feito um ano antes e exibido no Festival Varilux. Vi e não gostei. Também conta a historia da cantora desafinada que se impôs sob propaganda paga. Catherine Frot estava bem mas não se compara a Meryl supermaquilada (e até careca). Enfim, “Florence” foi mais um tento do diretor de “Minha Adorável Lavanderia”, “Heroi por Acidente” e outros títulos memoráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário