quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Doutor Estranho

“Dr Estranho”(Doctor Stranger) , filme dirigido e com roteiro de Scott Derrigson, baseia-se nos quadrinhos de Steve Ditko lançados ainda na década de 1980. A MARVEL achou que deveria explorar o herói que no fim das contas não é tão “super” como os demais da empresa. Em cinema de produção avantajada, “Dr Estranho” é mais um blockbuster da produtora que hoje é ligada a Disney. Não faltam pancadarias, desastres homéricos, invulnerabilidade do mocinho e efeitos oticos.Seria o bastante para dar lucro(e está dando) mas o enredo podia enveredar por outros caminhos.
O dr.Stephen Strange é um cirurgião muito hábil, a ponto de cantar quando opera, e que um dia sofre um acidente de carro e fica com as mãos paralisadas depois de passar por varias cirurgias de colegas.  Pesaroso com o fato de perder a profissão,ele ingressa no misticismo através de um amigo ocasional. E viajando para o Nepal entra numa corrente de magia em que se vislumbra um vilão capaz de acabar com o mundo(e os vilões modernos são assim, superambiciosos). Stephen acaba lutando com as armas magicas que aprende, e derrota, logico, um dos bandidos, Kaecilius, interpretado pelo bom interprete de “A Caça”,o dinamarquês Mads Mikkelsen.
Para o grande publico consumidor dos Marvelfilmes, é uma diversão plena. Para quem tem a mania de pensar em cinema é um horror. O drama do medico que se torna curandeiros daria um desses filmes-cabeça que os Cahiers du Cinéma aplaudiriam. Virou um espetáculo de CGI com direito a um embate com o demônio num plano interplanetário.  Coisa que a garotada aplaude, mas que por aqui taxaram de impropria até 14 anos e tive um neto de 13 barrado na porta de um cinema.
Vi o filme em 3D e realmente a técnica engrossa o fascínio do show de feira, Cinema de verdade passa numa sala ao lado da que exibe “Dr Fantástico”, ou seja o filme de Oliver Stone “Snowden”(que por sinal já deu no pé em circuitos como o Cinepolis). Enfim, cinema de shopping, neste século, é mesmo apêndice do conjunto de espaços para consumo. Querer mais é procurar um dvd & bluray (e eu vi um dia desses um filme modesto de sci-fi que me cativou:”O Predestinado”, talvez um dos melhores a abordar viagens no tempo).

Certo;o doutor nada tem de estranho no ninho marvelesco.

Um comentário:

  1. Assisti também O Predestinado. Bom filme, ainda que tenha um começo arrastado.

    ResponderExcluir