sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Maze Runner


O sucesso comercial de “Harry Potter”, de “Senhor dos Anéis”, de “Crepúsculo”e agora de “Jogos Vorazes” e “Divergente”levou Hollywood a explorar “ad nauseam” os filmes futuristas encenados e dedicados aos jovens. Isto veio casar com a sanha de fim de mundo advinda desde o tempo do cinema mudo. Se em “Jogos Vorazes” o resquício da civilização emprega uma caçada humana vendida pela TV e se em “Divergente’ a sociedade é dividida em grupos fechados onde cada grupo vive uma especialidade que afinal é uma fonte de trabalho, o recente “Doador de Memórias” fecha a raia dizendo que o melhor é esquecer tudo o que se fez e montar um modo de vida planejado a partir do esquecimento do passado e dos instintos. Agora chega “Maze Runner” onde um apocalipse mal delineado deixa a juventude numa clareira cercada por um labirinto onde a moçada deve se aclimatar até que se venha a saber o que se quer que se faça com ela.

Começa com um furo: o herói da historia, Thomas(Dylan O’Brien) chega na clareira usando um elevador. Ninguém mostra onde se encontra este elevador nem quando/como ele sobe. Sabe-se que sobe, pois acontece a chegada posterior de uma garota (Patricia Clarkson). Nem se vê qualquer demonstração de curiosidade do bando de moços que habitam o espaço sobre este modo de chegar ou sair do lugar (só se acha saída atravessando o labirinto e este é povoado por uma espécie de aranha gigante).

No fim da historia, que na verdade é apenas de um capitulo do livro de James Dashner,a informação é de um modo de preservar a humanidade depois do sol ter virado uma supernova e queimado a terra. Cientistas sobreviventes falam do assunto, e muitos são vistos mortos, ficando uma conselheira que aparece em projeção tridimensional.

Desta vez não se culpa o fim da civilização humana por guerras nucleares. Os enredos de coisas como “Os Ultimos Cinco”, “A Ultima Esperança da Terra” e semelhantes, vão para escanteio. Fica um fim de mundo na esteira astronômica e avançado no tempo (e surge outro furo: a previsão do sol queimar o nosso planeta, certamente quando virar uma supernova, é de milhões de ano no futuro. Quem dirá que a evolução da espécie parou nas caras atuais? Ou se ainda haverá gente no planeta?).

Mal desenvolvido, com desempenhos sofríveis e direção de arte pobre, o filme é muito fraco. E pior;promete uma continuação. Eu não irei ver. Aliás, ver cinema numa sala gelada é dose para esquimó. Prefiro atualmente, ver em casa na minha TV. Que se exiba mais merda como em trailers que passam. E muita coisa dublada, esquecendo a lei que protege os surdos e a integridade de uma obra de autor.

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário