terça-feira, 8 de setembro de 2015

Volta para casa

               “Gui LaI”, ou no titulo vindo dos EUA “Going Home”(Indo para Casa) é de comover. Lembram de Gong Li ? O amigo Alexandrino Moreira dizia que era “a sua namorada”. Tudo por conta do papel da jovem atriz em “Lanternas Vermelhas”, do mesmo Zhang Ymou exibido no Cinema 1. Ela que hoje surge com este “Gui Li”. Com 49 anos, prestes a chegar (em dezembro) aos 50, a atriz chinesa não quer que se lembre da menina bonita de 31 . Mas que atriz, minha gente! Faz o papel da mulher de um perseguido pelo governo da “revolução cultural” maoísta. Enquanto o marido se esconde e foge ela é atacada pelos guardas e violentada. Não se sabe disso de imediato. Sabe-se do papel da filha dela que quer ser a principal interprete de um balé que exalta a revolução. Mas as coisas mudam. O marido, que fora preso, é absolvido quando cessa o movimento revolucionário. Volta para a casa. A filha não chegou a ser estrela por conta da fama do pai.E a mãe não reconhece o marido. Quando recebe uma velha carta em que ele marcava a volta à casa para o dia 5 (não diz o mês nem ano), ela passa a esperar a chegada de seu amado a cada desse dia. E ele, desconhecido como se apresenta agora diante da mente sofrida da mulher, vira seu amigo, leitor de cartas que havia escrito para ela e afinador do piano em que ele tocava.
Nada de final à americana. Triste e sempre bonito o filme é desses que a gente não esquece. Hoje eu vejo em vídeo cerca de 3 títulos por dia. Esqueço boa parte. Mas isso só enaltece os que eu não esqueço.

Claro que essa obra-prima não chegou aos cinepolis e moviecons da praça. Talvez um dia chegue aos programas extras. E às locadoras e lojas. Por ora só em download._ 

Um comentário:

  1. É uma pena mesmo. Estão aumentando o número de salas em Belém e reduzindo a diversidade de filmes.

    Ontem fui assistir, no Líbero, o interessante "Uma nova amiga", tema atual e com direção que nos deixa pensar e rir livremente (muito diferente das direções EUA).

    Grande abraço!

    Carlos Lira

    ResponderExcluir