sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Victoria


Em “Festim Diabólico”(The Rope) Hitchcock brincou de plano-sequencia ou isenção de cortes. Jurava que filmou de uma só pancada todos os 100 minutos que seriam projetados. Na verdade colava a câmera numa pessoa, ou objeto, e nesse momento mudava rolo de filme. Eu filmei assim meus curtas em 16mm nos anos 50/60. Não tinha como editar o material filmado e nem usava negativo. Apesar disso, apelava para elipses que ajudavam a continuidade. Em “Brinquedo Perdido”(1962), por exemplo, focava uma tabua e o plano seguinte era uma rua.

                Agora o diretor alemão Sebastian Schipper tenta gravar em “Victoria”(2015) 138  minutos sem corte. Ponham um quase no caminho. Esforço enorme para o elenco para a iluminação, para toda a equipe. E há mérito no fato de se corporificar o drama de uma jovem espanhola que trabalha em Berlim e numa noite é alvo de ladrões que surpreendem por não a estuprarem, mas a levam de reboque a um assalto com mortes.

                Impressiona o comportamento do elenco quando se sabe que foi ensaiado como no  teatro, procurando uma naturalidade como se vivessem o acontecimento(nunca se pensa em representação).

                Creio que o filme só vai chegar por aqui em dvd. Mas quem pode, faz download.Ai de nos, cinemeiros, sem a tecnologia que nos supre...

2 comentários:

  1. Pedro,

    Eu gosto muito de Festim Diabólico de Alfred Hitchcock. É muito bom filme,feito por um grande diretor que não se negava a experimentar na parte técnica.

    Contudo, em minha humilde opinião, penso que o plano sequência prejudica bastante a misencene cinematográfica, já que, compor um filme apenas por plano sequência aproxima demais o cinema de um teatro filmado.

    PS.: Valeu a dica, irei procurar... Santo download...

    Abraços!

    Carlos Lira

    ResponderExcluir
  2. Realmente o plano sequencia é uma ginastica formal e nada mais. Como foi o "Dogma" e outros meios de reinventar" o cinem. Faz-se plano-sequencia no enfoque amador por necessidade. Agora mesmo gravei meu vídeo de fim de ano aparentemente desse jeito, mas na verdade cortando aqui e acola para dar andamento à narrativa, Voltara esses recursos é bobagen,

    ResponderExcluir