quinta-feira, 30 de junho de 2016

A Onda

Não entendo como um “desastre movie” como “A Onda”(Bolgen) tenha ficado inédito nos cinemas comerciais locais mesmo sendo distribuído por firma nacional. De produção norueguesa o filme, dirigido por Roar Lithaug de um roteiro de  John Käre Raaske e Harakd Rosenkiw, é muito simples como trama, seguindo mesmo o modelo de Hollywood: um deslizamento de montanha no interior da Noruega leva a um tsunami e um geólogo que havia previsto o  acidente desdobra-se para salvar a família(filha pequena, um adolescente e a mulher que é recepcionista em um hotel quase sempre lotado de turistas).
                Os efeitos especiais não devem aos congêneres americanos. Mas os atores convencem, a paisagem local é muito  bonita, e a narrativa sabe usar da métrica tradicional com uma edição competente.

                Vi o filme em dvd e confesso que captou minha atenção em seus 105 minutos. Creio que não usou a 3d mas provou que isso não importa quando se trabalha imagens corretamente no conceito de espetáculo. Salta o enredo familiar, ressaltando a ligação afetiva das personagens. E sem melodrama. É cinema de bom nível no esquema popular. Mesmo assim a exibição comercial por aqui foi limitada. Faltou o impulso dos grandes estúdios ianques.

Um comentário:

  1. Dr. Pedro vi o trailer tira o folego realmente , daria apra exibir no cinemas locais.

    ResponderExcluir