sábado, 22 de julho de 2017

De Canção em Cansaço

              Há filmes em que o diretor-roteirista deve apresentar pessoalmente ao publico para explicar o que ele quis dizer. Ou mostrar. O caso deste “De Canção em Canção”(Song to Song) de Terrence Malick. O que eu vi foram planos desconexos de Rooney Mara se esfregando em Michael Fassbender e Ryan Gosling alternados por paisagens de Austin(Texas), o local das filmagens. Rooney controlaria os dois mas ainda há espaço, da parte de um deles, para um esfregaço com Natalie Portman e até Cate Blanchett. Não sei quem deseja quem ou mantenha um romance com quem ao som de um repertorio musical que eu só penso ser musica pelo cuidado da legenda em especificar que é isso.
                O filme cobra duas horas de folia formal sem dizer a que veio porque não possui uma historia. É uma pretensa folia amorosa que nem se dá ao luxo de dizer o que fazem as personagens na vida boa que levam.
                Não gosto desse tipo de cinema experimental. Detesto Godard e seus acólitos. Terrence Malick que já fez excelentes filmes, cai nesse tom. Faz cinema de festival e isso quer dizer filme para publico que  adora decifrar charadas cinematográficas elogiando detalhes que escapam a sensibilidade dos pobres mortais da plateia (eu no grupo).

                “Song to Song” pode até chamar a atenção dos que aplaudiram musicais modernos como “La La Land”. Mas eles tinham um fio de meada sustentando acordes. Aqui, na farra de Malick, nada se sustenta. São planos manuais independentes  montados de forma acronologica  . Eu sinceramente não entendi o que vi. Nem senti, exceto que estava perdendo tempo. Saco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário