quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Três Anúncios Para Um Crime

                “Três Anúncios Para um Crime”(Three Billboards Outside Ebbing-Missouri) centraliza a ação em Mildred(Frances McDormand), mãe que não se conforma com a impunidade (ou desconhecimento por parte da policia) do assassino da filha. O titulo do filme, escrito e dirigido pelo inglês Martin McDonagh, tem a ver com outdoors que a tal senhora paga para colocarem na estrada próxima dos acontecimentos, anunciando a impunidade do crime.
                Basicamente é um enfoque da violência. Parte do fato policial que aparece impune, seguindo desde o relacionamento de Mildred com  o marido(uma cena), ganhando a sua atuação com policiais, especialmente com o xerife Willoghbuy (Woody Harrelson) e ganhando ainda mais força no ajudante dele Dixon (Sam Rockwell). No meio do caminho há até um dialogo da autora dos outdoors com um padre, a quem chama de acolhedor de estupradores de menores. E a culminância vai quando a sofrida personagem incendeia a delegacia de policia.
                Frances McDormand deve ganhar o Oscar deste ano. Já tem nas mãos o Globo de Ouro, e faz aqui o seu melhor papel desde que foi dirigida pelo marido Joel Coen (um dos irmãos Coen) em “Fargo”.
                “Endereço...;” tem uma narrativa dinâmica, com pouco flashback, e capaz de empolgar o espectador. Seu final de aparência reticente na verdade espelha desabafos ou o meio de se alcançar um objetivo no bojo de ação moldada na crueza da vingança.E o curioso nessa jornada é que não se pinta todo mundo de bonzinho. A própria heroína tem seu lado cruel e a filha por quem luta passa na tela nas poucas imagens retroativas como uma rebelde ao mando materno com ímpeto de raiva. E a formula chega até mesmo ao xerife, no caso uma pessoa capaz de raciocinar seu comportamento e justiçar seus atos atentando contra sua própria vida.
                Um roteiro incomum e uma direção capaz deixa um filme de excelente nível, afastado da estereotipia comum à Hollywood, e sem o ranço de densidade que banha muitas produções europeias acomodada no estudo da psicologia de tipos.

                De parabéns a Cinepolis Boulevard que exibe o filme em copia legendada e ganha uma merecida segunda semana. Valeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário