quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Zé do Caixão

O paulista José Mojica Marins, conhecido pelo tipo que criou em seus filmes, Zé do Caixão,mostrou mais irreverencia que terror na maioria dos   seus 62 trabalhos(há um novo em produção). Na época do governo militar, com a censura golpeando todas as manifestações artísticas. Zé mostrava um grupo de jovens  usando de uma metralhadora e se ouvia em tom de hino:”...porem se a pátria amada precisar da macacada ta-ra-ta-ta-ra-ta-ra-tata”(a turma metralhava os adversários).  Também mexia com os preceitos religiosos do povo focando o tipo comando um churrasco na 6ª Feira Santa vendo-se por uma janela  a seu lado uma procissão.
Os filmes de Marins eram artesanalmente primários, feitos com poucos recursos, mas chegaram a ganhar admiradores até no exterior onde o chamavam de Coffin Joe.

É provável que se veja por aqui um programa dedicado aos primeiros filmes do Zé(os últimos, infelizmente, foram fracos na medida em que ganharam mais densidade técnica). Temos fãs do cineasta-ator. Eu nunca fui, mas aceito sua importância na cinematografia nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário