segunda-feira, 26 de março de 2018

Feito na America


            Barry Seal foi um piloto americano,por anos trabalhando na aviação comercial, depois empregado pela CIA para ajudar na politica do governo Reagan de ajuda os revolucionários da América Latina contra governos comunistas e acabando por entrar no esquema de transporte de drogas, conhecendo chefões do trafico como Pablo Escobar.
         Seal foi morto por traficantes depois de muito perambular entre agentes do governo e células importantes do comercio de cocaína. A realidade dos fatos foi eclipsada. O filme de agora, dirigido por Doug Liman de um roteiro de Gary Spinelli, dança na ficção e o faz bem. É um desses espetáculos de aventuras bem realizado como divertimento. O melhor no atual dvd é um documentário em que o filho dele conta o que sabe sobre o pai, evidenciando um homem que muito ajudou os necessitados e escondeu da família a sua ligação com os drogueiros.
         O filme me escapou dos cinemas comerciais e conheci agora em vídeo. Penso que me dei melhor dessa forma como alias venho fazendo com o que é essencialmente produção comercial.  Mas enquanto aplaudi não ter ido a cinema ver coisas como os blockbuster da Marvel & Warner (o que acabei vendo em casa me deu sono), esta biografia hollywoodiana valeu plenamente e até conseguiu um desempenho correto de Tom Cruise, livre de coisas como “A Múmia”(seu pior filme em todos os tempos) e a série que lhe da bons lucros, “Missão Impossível”. Tom é um Seal aceitável mesmo conhecendo-se o verdadeiro nas imagens do documentário que citei. No terço final chega a ser excelente, seja quando sai de um inquérito em repartição de governo seja quando aciona seu carro sabendo que pode haver uma bomba no interior.
         Curioso é o filme se chamar “Made in America(Feito na America). No fundo revela a politica suja que patrocinava guerras para não aparecer diretamente como guerreiro. E há planos do próprio presidente Reagan, ex-ator(com cenas de seus filmes) e até da esposa dele, Nancy, que fala do mal que o  trafico causa a todos(e não mostra se ela sabia que além das armas traficadas pelo marido estavam as drogas que então “se perdoava” aos aliados anticomunistas).
         DVD e Bluray estão nas lojas. Para ver em casa é bom programa, melhor do que muita coisa oferecida pelos canais de assinatura, especialmente da Netflix.

c

Nenhum comentário:

Postar um comentário