segunda-feira, 25 de julho de 2011

Capitão América em seriado de 1944

A estréia do filme “Capitão América” levou-me a rever o seriado de John English feito em 1944 e exibido por aqui creio que por volta e 1948 ou 49.
Um fato curioso no seriado: os bandidos morrem. O próprio Capitão América atira para matar. Obedecendo ao Código Hays, a censura dos estúdios na época, os ferimentos não jorravam sangue. Nem manchavam roupa. Tudo era “asséptico” dentro da hipocrisia reinante. E também não se via o escudo mágico do herói dos quadrinhos. Ele podia brigar com a fantasia característica como usando terno e chapéu(e jamais cai da cabeça)como o promotor Grant Gardner (Dick Purcell). E mais: a trama parecia mais substanciosa do que o normal das séries, agarrando os 15 episódios com renovação de situações.
O herói foi moldado durante a 2ª,Guerra como arma de propaganda. A vestimenta era uma bandeira dos EUA recortada. Por aqui esteve nas páginas dos quadrinhos mensais, as revistas de histórias completas. Fez sucesso. Não havia o antiamericanismo surgido com a guerra fria. Mas a verdade é que a garotada não dava bola para política. Vibrava com as cenas de lutas. E tinha em todos os capítulos, algumas bem engendradas.
O velho filme que a Classiline cearense lançou agora em DVD é oportuno para se comparar com o que a Marvel bolou para as telas grandes. Claro que tudo é sem compromisso intelectual. Mas a critica americana viu mais. E eu vou constatar. Logo eu que não pretendia ir ao cinema ver este novo blockbuster...

Nenhum comentário:

Postar um comentário