sexta-feira, 15 de julho de 2011

Recordações

Há um filme raro de Martin Gabel com este nome. O original é “The Lost Moment”. Mas o que interessa agora não é a história do sujeito que vai procurar as cartas de um poeta guardadas por uma centenária reclusa. Lembro de brincadeiras de minha infância quando a gente seguia Jararaca e Ratinho aportuguesando os nomes dos artistas. Eles, os cômicos que assinavam ponto nos teatrinhos de Felix Rocque na Festa de Nazaré, gravaram um disco chamado “Amor Cinematográfico”. Lá falavam de Ramon Não Varro(Ramon Novarro), Lon Chinelo (Lon Chaney), A Barca Está no Uisque (Barnara Stanwyck), e brincavam com Jan Kiepura dizendo que “tem artista que só gosta de caninha; quando chegaram aqui estava passando aquela fita do Jeff e eles gritavam queremos ver Mutt(a dupla Mutt e Jeff do gibi). Respondiam de longe: Ver Mutt(vermute) nada, o Gim que é Pura (Jan Kiepura).
Meus colegas de colégio iam adiante: Já me Caguei (James Cagney), James Estevarde (James Stewart), Marta Arraia (Martha Ryer), Spencer Traça (Spencer Tracy), Rita Revolta(Rita Hayworth), Pola Negra(Pola Negri), ou iam para as piadas como a história do marido brutamontes que esperava a mulher se pintar para sair. Em dado momento ela se vira para ele e pergunta: ”-Tu não me achas parecida com a Greta Garbo ?” E ele, na bucha: “-Da Greta Garbo só tu só tens a greta.”
Ainda lembro do Roberto Cuminho (Robert Cummings) da Susana Raivada (Susan Hayworth), e ainda seguindo Jararaca e Ratinho quando um falava da Carmen Miranda o outro respondia: “-Ela estava fazendo fita pra vir mas veio. Menino, dizem que o Bando da Lua só namorava as estrelas. A mãe dela não queria que ela viesse mas ela começou: “-Mamãe eu quero, mamãe eu quero”(a marcha,por sinal, era de autoria do Jararaca)”.
Em seguida: “Um dia desses eu sonhei com a Carmen. Se ela chegou daqui a pouco a Aurora (Aurora Miranda irmã da atriz) vai raiar por aí...”
Claro que maior parte dos nomes eram de norte-americanos ou ingleses. Dos europeus eu lembro o Vittorio te Pica (Vittorio De Sica), o Ama deu no Sarro(Amedeo Nazzari),da Michelle Morgana (Michelle Morgan), do João Gabola (Jean Gabin).
Nesse tempo a gente não perdia seriados de aventuras. Muitos heróis vinham do gibi nosso de cada dia. Agora muitos desses caras estão chegando ao cinema em produções caras. O Capitão America,por exemplo. Hoje é da Marvel. No tempo de guerra era fichinha que saía em séries da Republic. Por sinal que agorinha saiu no mercado brasileiro o DVD desta série. Coisa da cearense Classic Line. Comprei meu exemplar. Tenho coleção desses seriados. Homenagem ao meu foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário