quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Espionagem no Tempo

O diretor Duncan Jones já está no meu caderninho de preferidos. Seu “Lunar” foi uma espécie de “2001” em miniatura. Feito com poucos recursos, focalizou dois astronautas isolados numa base edificada no satélite natural , tentando pedir recursos para o planeta-mãe sem obter resposta. O tipo do isolamento aterrorizante, ou como ficar no mundo da lua textualmente, sem ganhar concessões. Belo trabalho. Agora ele surge com este “Contra o Tempo”(Source Code) que torna a arranhar a ficção - cientifica. O capitão Stevens (Jake Gyllenhaal) vê-se num trem conversando com uma garota conscientizando-se de que não é ele quem está ali e na hora. Quando o trem explode (por sabotagem), ele acorda num laboratório militar, mutilado desde sua última missão numa guerra, e ouve da médica & agente federal que foi transportado para o tempo e o espaço de onde veio com o objetivo de saber quem sabotou o trem. Este seria a primeira viagem ao lugar e hora. Voltaria tantas vezes que fosse preciso para identificar o terrorista responsável pelo desastre.
Como se trata de um filme comercial, as viagens levam Steven a se apaixonar pela estranha com quem conversa: Michelle (Christina Warren). É reticente o final, embora se saiba que o sabotador é descoberto antes que faça mais um atentado. O que não se sabe ao certo é se ele e Michelle vão ficar juntos numa realidade que se coloca praticamente inacessível (ele é mutilado e parte de uma experiência cientifica).
Boa idéia, bom roteiro de Ben Ripley (primeiro filme deste rapaz para cinema-antes só fez TV). O tema lembra muito a série “Além da Imaginação”. Roteirista e diretor devem ter visto e admirado o que produziu Rod Serling nos anos 50. E procuraram o gênero para divagar em cima. “Contra o Tempo” é tão imaginoso quanto alguns episódios que empolgaram os vovôs de hoje. Eu no meio. Per cause gostei muito do filme do filho de David Bowe. Tomara que ele continue nesse tipo de cinema. Seria um novo George Pal, com mais densidade na exploração de idéias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário