domingo, 25 de setembro de 2011

Piadas Infames

Há uma piada que bem define o mau gosto do filme “Missão Madrinha de Casamento”(Bridemaids/EUA,2011): as mulheres focalizadas vão a um restaurante brasileiro nos arredores de Los Angeles. Comem um churrasco e elogiam o gosto. Mais tarde começam a vomitar. E uma delas faz uma gracinha no entender dos autores do filme: defeca no meio da rua. Isso mesmo: uma explicita posição entre carros que prudentemente desviam da cagona. E mais: ela está vestindo um traje e noiva que provara numa casa de modas.
Escrito e interpretado por Kristen Wiig, uma das comediantes do programa Saturday Night Live(TV), o filme quer ser o roteiro de uma trintona frustrada (na vida profissional e na vida sentimental) que entre muitas trapalhadas estraga a ornamentação do casamento da melhor amiga, esbanjando o que um porre é capaz de fazê-lo.
Eu ri muito pouco das duas horas com essas maduronas expansivas (fazem sexo com a naturalidade de quem bebe um copo d’água). Apesar do apelo moderninho dado pelo diretor Paul Feig, a mando do produtor Judd Apatow, e pelo que escrever Wiig e a amiga Annie Mamolo, tudo é clichê e o final se arranja para manter a capa de felicidade a todo custo.
Pior pode se considerar “Premonição 5”(Final Destination 5/EUA<2011). Só ganha certo humor no fim, quando emenda com o primeiro filme da franquia. Feito para ser visto em 3D começa jogando cacos de vidros dispostos nos créditos em direção à platéia. E as mortes de quem driblam a morte (neste caso escapa de uma queda de ponte em ruínas) são arranjadas de forma mais bizarra possível para melhor efeito tridimensional. Uma delas: uma paciente de oftalmologista está com uma pinça nas pálpebras quando há uma pane elétrica, ela toma choque, dispara em direção à janela do consultório e se joga no cimento da rua com um olho pulando fora do corpo. Mais gracinhas acontecem em noventa minutos de sadismo. Vantagem em relação à comédia das balzaquianas que dura duas horas na tela. Haja saco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário