quarta-feira, 22 de abril de 2015

Alcoolismo


Pedem-me que mencione filmes sobre alcoolismo. Bené Brabo Pantoja cita “Despedida de Las Vegas”, “O Vôo”, “Coração Louco, “Barflay”, “Quando um Homem ama uma  Mulher”, “O Valor de uma Vida” e o brasileiro “O Ébrio”. Vi todos mas lembro o que me parece clássico do gênero: “Farrapo Humano”(The Lost Weekend)de Billy Wilder. Nunca se esquece de Ray Milland escondendo uma garrafa da mulher, Jane Wyman. Ganhou merecido Oscar. Também é emblemático  “Vicio Maldito”(Days of Wine and Roses)de Blake Edwards com Jack Lemmon apostando com Lee Remick quem bebe mais(ela para, ele continua).

O alcoolismo ganhou cinema antes de outras drogas entrarem em cena. E eu sempre achei curioso o fato do álcool ser liberado para consumo e a maconha, por exemplo, não. Aliás o fumo é outra droga. Tudo vicia e encurta a vida.

Eu não escrevo mais em jornal católico porque ele não aceitou mais meus textos independentes. Uso meu blog e por enquanto só. Até a revista da Fox Vídeo parou. Sou um jornalista do passado, mas a informática não deixa que eu suma no tempo. E em se tratando de vícios, especialmente o alcoolismo aponto como uma praga que enfeitiça desde a juventude. Hoje ela esta perdendo para o que pode ser ainda pior: o crack, por exemplo. Jovens que se drogam para esquecer responsabilidades pensam erradamente que fogem de problemas quando, na verdade, fogem da vida.

Interessante o Bené citar Vicente Celestino em “O Ébrio “. Não só vi o filme varias vezes(até em Abaetetuba, no Cine Imperador) como a peça encenada pelo próprio Vicente no antigo cinema Moderno (onde hoje fica o parque de diversões de Nazaré).Vicente não era alcoólatra. Amigo de Waldemar Henrique deixava força na sua voz de tenor. E compunha melodramas musicais. No caso de “O Ébrio” viu uma das causas, no entender dele, dos bêbados inveterados. Seria o amor perdido,ocasionado pela injustiça, pela inveja e a decepção com os parentes. A canção & peça não dizia, mas o recurso do álcool seria uma prova de fraqueza.

Certo: devem-se exibir os filmes sobre o tema com debates. Passei a ideia ao Marco Antonio que programa os espaços da ACCPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário