terça-feira, 18 de outubro de 2016

No Caminho de Marte

Quem curte  ficção cientifica não deve perder este modesto “Aproximando-se do Desconhecido”(Approaching the Unknown”/EUA,2015) feito pouco antes do “Perdido em Marte”(The Martian)de Ridley Scott.
Aqui é só o astronauta em viagem a Marte. Pouco flashback e muito da agonia do homem só, ainda mais quando queima seu aparelho de produzir água, contentando-se com pouco e mesmo assim não desistindo da viagem apesar dos apelos de Huston para cancelarar a missão como aconteceu paralelamente  com uma colega dele, no mesmo percurso, mas saída do rumo.
O roteiro é do diretor Mark Elijah Rosenberg e Mark Strong é praticamente o único interprete fazendo William Stanaforth o viajante do espaço. Careca, só nos últimos planos, marcando o tempo gasto na viagem (mais de 270 dias) aparece cabeludo e barbado , conseguindo chegar ao planeta vermelho e deixando com o espectador sua impressão filosófica à saída, ciente de que foi em uma viagem sem volta.

Nada de efeitos digitais e seres espaciais. O realismo é a meta e a modéstia da produção evoca a coragem dos produtores. Por isso não creio que chegue  a nossos cinemas. Vi em dvd. Busque e acrescente um bom titulo à sua filmoteca de viagens espaciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário