segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O Homem nas Trevas

“O Homem nas Trevas”(Don’t Breath/2016) é o que o americano chama da “thriller”, um projeto feito para assustar plateias com um tema fixo e “décor” único. Trata da invasão da casa de um cego por 3 ladrões (dois homens e uma mulher).O dono da casa, que vivia só, teria recebido muito dinheiro da família de uma pessoa que atropelou e matou sua filha. Mas o cego, que é um ex-combatente da guerra no Iraque, não é uma figura dócil como a que Audrey Hepburn encarnou no filme semelhante “Um Clarão nas Trevas”(Wait Until Dark/1967) de Terence Young, Aqui, sob a direção do uruguaio Fede Alvarez, é violência em série. O cego consegue transformar-se de vitima em vilão, atacando e matando os ladrões.
                Quem viu “Enterrado Vivo”(Buried)do espanhol Rodrigo Cortés, ganha uma reprise emocional. Difícil não tomar parte no suspense oferecido pelo uruguaio Fede Alvarez  nessa historia de cego versus gatunos (que acabam sendo as vitimas). São pouco mais de hora e meia de planos próximos bem cortados, bem montados, com atores impondo mascaras aceitáveis (especialmente Stephan Lang que faz o cego e Jane Levy a mocinha da trama, ou a ladra por quem se derrama simpatia). Também há um cachorro feroz que auxilia o suspense. Tudo oferecido em uma combinação exemplar de cortes, iluminação e efeitos sonoros.
                O filme de Fede Alvarez consegue irmanar com o do colega que tratou do motorista de caminhão enterrado vivo no Iraque. Não é fácil fazer esse tipo de cinema. É barato mas exige o arsenal técnico competente.

                Valeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário