domingo, 14 de maio de 2017

Brecha en el Silencio

A jovem Ana é surda-muda e sofre nas mãos de um padrasto que abusa sexualmente de mulheres próximas sem falar no maltrato à esposa. Ana passa o dia em frente à máquina de costura, garantindo o dinheiro para sustentar os irmãos menores temendo que o menor, que é sonambulo, acabe surdo como ela. Em desespero a jovem resolve fugir de casa levando consigo seus irmãos.
            “Brecha en el Silencio”, filme dos irmãos venezuelanos Luis Alejandro e Andrés Eduardo Rodriguez segue uma linguagem linear seguindo a formula neorrealista que tanto sucesso fez na Itália do após-guerra. Mas a utilização dos enquadramentos, com closes de personagens que refletem as excelentes interpretações, além da correta escolha cenográfica, retratando o ambiente miserável onde vivem as pessoas em foco, conseguem dimensionar muito bem o drama da deficiente que tenta impor um comportamento de revolta.
            No Brasil, e muito menos em Belém, pouco ou nada se viu do cinema que se faz na Venezuela. Este exemplar, dentro de um programa veiculado pela embaixada do país, revela um espaço adulto que merecia ser conhecido. Andou em alguns festivais com sucesso. Vale a pena vê-lo aqui, no Olympia.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do filme, o enredo que envolve Ana e sua familia trata de temas pesados tais como: abuso sexual, deficiencias e uma familia com problemas de relacionamento de forma delicada

    ResponderExcluir