terça-feira, 13 de novembro de 2018

Ele Voltou


O filme de Luca Miniero “Eu Voltei”(Solo Tornato) pode ser visto como uma versão italiana do que fez  David Wmendt do texto de Timur Vernes “Ele Voltou”, comédia alemã sobre uma volta de Hitler e a repercussão do nazismo nos tempo atuais.
O novo filme, com roteiro de Nicola GuaglianoneLuca Miniero é um autentico carbono do que se pode ver ainda hoje na Netflix. A diferença é que a volta agora é de Benito Mussolini e a predica é o fascismo. Também o ditador italiano ganha programa de televisão, impressiona a diretora do programa, e apesar de demonstrar algumas “maldades” como matar um cachorro, acaba ovacionado nas ruas quando passa de carro na ultima sequencia filmada.
O ator Massimo Popolizio dá o recado mas é uma caricatura do Duce e o que importa é como passa a ser admirado hoje, uma nova critica a evocar uma predileção popular por regime da extrema direita ou a força como forma de mudar a sociedade.
Como cinema é uma copia sem brilho de uma ideia interessante já filmada. Se a critica trata o neofascismo como tratou o neonazismo tudo bem mas em traços esquemáticos como um rascunho da postura universal pelo regime de força. Só falta agora surgiram filmes sobre outros ditadores do passado. Que tal Stalin ? Ou é só o mando militar “direita volver”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário