terça-feira, 6 de novembro de 2018

Ele Está de Volta


Ele Está de Volta (Er ist wieder da)

“Ele Está de Volta”(Er ist wieder da) é uma comédia alemã dirigida por David Wnendt com um roteiro de David Wnendt, Mizzi Meyer, Marco Kreuzpaintner, Johannes Boss, e Collin baseado em um livro de Timur Vernes. Basicamente trata de uma inexplicada volta no tempo de Adolf Hitler, o ditador nazista saindo de seu bunker na Berlim de 1945 para a capital alemã de 2014. Um produtor de TV acha que se trata de um tipo de ator inspirado e o segue numa jornada pelo novo cenário na vida alemã contrapondo com a ideias do passado que gradativamente ressurgem .
O que interessa nessa historia é   a ceitação de Hitler no mundo moderno, especialmente na Alemanha. Jovens aplaudem o “ator” especialmente quando ele aparece na televisão. E os próprios produtores culturais aceitam a volta das ideias nazistas.
            O filme ganha um espaço crítico universal nos dias de hoje. As ditaduras de direita ressurgem em vários países do mundo e cada vez mais as sociedades se polarizam: cada vez mais abandonando a esquerda de Stalin, o comunismo deturpado pelo ditador russo, e  aplaudindo a opressão nazifascista. No bolo ideológico a democracia entra como um tempero pouco “estranho”.
            O filme tem seus percalços numa exposição nem sempre objetiva de seu conteudo. Mas a apresentação do tipo, muito bem interpretado por  Oliver Masucci, garante não só o teor critico como o lado cômico (ver a sequencia em que Hitler derruba inadvertidamente uma banca de revistas).
            Hoje até por aqui, com a volta do regime de direita, o filme cai bem. Está na Netflix. É raro ver uma comédia alemã. E que tenha graça.

 Oliver Masucci,

Nenhum comentário:

Postar um comentário