sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Filmes & Milagres


Dois filmes sobre supostas aparições de santas para jovens aldeãs ganham espaço nas lojas e veideotecas:”O Terceiro Milagre”(The Third Miracle) de Agnieszka Holland e “A Aparição”(L’Aparitione) de Xavier Giannoli. No primeiro um sacerdote católico investiga a vida de uma recém-falecida que teria feito milagres a tempo de uma estatua da Virgem Maria chorar sangue. No outro filme não é nem um padre que investiga fato semelhante, só que a moça que disse ter visto e falado com a santa ainda vive e é festejada como milagreira. É um professor de teologia que o Vaticano chama para provar se o fato é ou não verdadeiro.
                Os filmes se atraem e no caso de “A Apariçao” é não é citado Richard Vetere autor da historia em que se baseou “O Terceiro Milagre”(feito antes). Surpreende, pois os fatos se atraem. Só que em “A Aparição” a trama conclui no enfoque da personagem investigada, uma jovem que no fim das contas ganha o perfil de mártir embora o sofrimento que lhe chega não se ampare no fato em si. Também o investigador membro do clero mostra-se sensível aos encantos da filha da investigada embora não chegue ao relacionamento sexual (embora não se diga “virgem” nem combata o amor mesmo sem derrubar o dogma da castidade).
                Os filmes são bem realizados. O de Holland, veterana polaca de currículo apreciável, pareceu-me mais interessante e mesmo mais fluente. Bom trabalho do ator Ed Harris. Mas não se negue ao que fez Xavier Giannoli, especialmente de um roteiro mais denso a cargo dele e mais Jacques Fieschi e Marcia Romano.
                Os filmes podem ser encontrados em dvd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário